segunda-feira, 22 de março de 2010

Um Rei chamado CHICO! (1ª Parte)


Conta-se que entre o fim do século XVII e o começo do século XVIII, época da escravidão no Brasil, os portugueses seqüestraram na África uma tribo de guerreiros e seu príncipe, dotados de grande bravura e cultura, para servirem como escravos nas jazidas de ouro de Minas Gerais.
Acorrentados e amontoados no porão do navio, sem ver a luz do dia, cruzavam o mar como um bando de animais maltratados e humilhados, passando por várias privações. Num porão que tinha capacidade para 50, espremiam-se mais de 500 escravos a serem vendidos. Muitos não sobreviviam nestas condições aviltantes, e entre eles estavam a mulher e o filho do rei, mais tarde conhecido por Chico Rei.
Este nome não veio por acaso. Desde a viagem, os portugueses notaram que aquela era uma tribo muito diferenciada, que obedecia às ordens de seu príncipe.Chegando ao Brasil, a tribo se dispersou em virtude de terem sido vendidos a feitores diferentes. Chico Rei foi enviado para Vila Rica junto com o filho que sobrevivera à viajem.
As minas os aguardavam, juntamente com a condição animalesca com que seriam tratados. Sofriam humilhações, castigos, torturas, enfim, todo tipo de indignidades que seres humanos podem sofrer.
Aprenderam tudo através de chicotadas: a nova língua, o novo trabalho e quem eram seus algozes. Os senhores o chamavam por Francisco, nome cristão; no Brasil Colônia, era proibido aos negros a prática de sua religião nativa.
Francisco e os outros negros garimpavam arduamente nas minas de ouro de Vila Rica. Alguns contam que Chico valia-se da sua esperteza e roubava ouro dos seus senhores, ao passo que outros relatam que era trabalhador de muita garra, e que nas horas livres trabalhava para si mesmo. Opiniões à parte, a verdade é que Chico conseguiu juntar ouro suficiente para comprar a liberdade do filho e, mais tarde alforriar-se também. Os dois juntos trabalhavam por um propósito.......

quarta dia 24/03 segunda e ultima parte da historia... até lá

2 comentários:

  1. meu professor de história me contou numa classe, que chico Rei, ao chegar na mina, logo percebeu que havia diversos nativos que falavam dialetos diferentes, alguns similares aos deles, começou com liderança e criou um plano, a partir de agora, todos os negros escravos "suditos" do chico rei, iam deixar o cabelo crecer e unhas também, o pó do outro e pequenas pedras eram escondidas entre as unhas e no cabelo, algumas até no reto, até que havia a hora do descanso e todos se banhavam e recoliam aquele pó de oro, das unhas e do cabelo, e escondiam nos muros das cenzalas, e iam comprando a alforria, esse é a versão de um grande professor não sei se é mito ou não, mas dá para acreditar.

    ResponderExcluir

Tamu Juntu !!!